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Posted by admin | dezembro - 13 - 2011 | 1 Comment

A Vaca Roxa (em inglês Purple cow) é um livro de Seth Godin que teoriza sobre as dinâmicas do novo mercado, que têm início no declínio da publicidade televisiva. Em poucas palavras, aponta para o fato de que em nossos dias a propaganda em massa não tem mais (tanto) impacto.

A verba que ia para a propaganda, por sua vez, deve ser transferido para a criação de um produto diferenciado, que se destaque, que chama a atenção de todos assim como chamaria uma vaca roxa entre vacas comuns. Se você vir uma vaca roxa, irá tuitar, postar no Facebook, enfim vai falar para todo mundo dela.

Há algumas décadas para lançar um produto e obter sucesso havia uma regra que era mais ou menos simples: bastava criar uma marca e saturar o telespectador com a propaganda daquele produto, que ele inevitavelmente acabaria comprando.

Entenda as mudanças do mercado

Hoje, entretanto, as coisas mudaram um pouco, e por dois motivos:

O primeiro, mais óbvio e já dito, é que simplesmente ninguém tem mais paciência de assistir a um comercial – ele perdeu o que tinha de novidade e é invasivo.

O segundo motivo, que é o ponto mais interessante da teoria da Vaca roxa, é que todos os produtos que tinham de ser inventados já o foram. Ou quase todos.

Portanto, para obter sucesso no mercado é preciso criar algo único, que chame a atenção do público e faça todo mundo falar do seu produto por livre e espontânea vontade, porque gostou, se interessou.

Olha uma vaca roxa ali

O fato de o público falar por vontade própria é, sem dúvida nenhuma, a melhor e mais barata forma de publicidade.

Pense, por exemplo, no Google: ele é um purple cow; criou um produto tão bom, que entrou na vida de todas as pessoas e todo mundo fala dele para seus amigos (quer dizer, hoje isso não é mais necessário, porque já é parte integrante da vida moderna). Ele chama a atenção e se destaca dentre os zilhões de produtos e serviços que há por aí.

Ou, então, no iPhone: ele se destaca de qualquer outro celular, todo mundo o deseja, todo mundo fala dele, e não é preciso de propaganda em TV. Não é preciso propaganda nenhuma. A Apple, aliás, é sempre um grande exemplo de como se fazer vaca roxa.

Como fazer para meu produto ser uma vaca roxa?

A resposta a essa pergunta vale milhões de dólares. Não existe receita, não existe mágica.

É preciso, “somente”, elevar seu olhar, prever o futuro. Pense no inusitado, procure o que jamais foi feito, encontre o crie um nicho de mercado inovador e útil para um determinado mercado.

Não importa qual o segmento de sua empresa, as vacas roxas estão aí para ser inventadas e descobertas.

Fonte: Primeiro Lugar

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One Response so far.

  1. [...] apontar dois caminhos. O primeiro, ideal, é que seu produto seja uma vaca roxa, isto é, seja único e se destaque por isso, ganhe o mundo através da “propaganda” boca a [...]


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